A tradição de presentear com ovos na páscoa é mais um hábito pagão apropriado e convertido pelos cristãos.
Originalmente era um ritual que acontecia no Equinóquio da Primavera onde os participantes após decorar e pintar ovos os escondiam nos campos para celebrar a fertilidade. Muitos povos utilizaram ovos de verdade, pintados e decorados, para celebrar a chegada da Primavera.
Os cristãos se apropriaram da idéia do Ovo para festejar a Páscoa, data que marca a ressurreição de Jesus, pintando-os originalmente com figuras religiosas, em concílio de 325 d.c..
Somente no séc 18 é que cozinheiros franceses tiveram a idéia de fazer ovos de chocolate para a ocasião.
Mas, os mais belos ovos foram produzidos entre 1885 e 1917 em ouro e prata e adornados com pedras preciosas na Rússia, por um artesão chamado Fabergé, atendendo à encomenda do Czar Alexandre III como presente de páscoa para sua esposa. Cada peça continha uma surpresa, um brinquedo, uma miniatura, um bibelô. Uma vez encomendado um tema, uma equipe começava a o produzir e demorava um ano até sua conclusão.
Eles continuaram a ser produzidos um ao ano, passando por Nicolau II, até a Revolução Russa, quando a Casa de Fabergé foi nacionalizada e muitos ovos destruídos, saqueados, vendidos ou perdidos para sempre.
Algumas destas preciosidades hoje estão em museus espalhados pelo mundo inteiro ou em mãos de colecionadores particulares e valem milhões de dólares. Alguns ovos ainda não foram encontrados.
Fonte: wikipedia
Ovo Lírio
Ovo Pedro O Grande
Ovo Pansey
Ovo Palácio de Alexandre
Ovo de Inverno
Ovo Coroação
Veja mais ovos Fabergé aqui.
...
Feliz Páscoa a todos, com ou sem ovos, mas com muita fé e esperança. :DDD
habito pagão, convertido, e comercializado ... mas eu gosto de chocolate ñ vou apontar a dedo a sujeira e corrupção da humanidade, dessa vez ..... rs
ResponderExcluir