Snow também está nervoso com minha demora ou é só impressão? lol
Snow, Sahz e Vanille são o máximo em defesa, buff (aumento de status positivos para a equipe) e debuffing (redução de status para os inimigos). Eles precisarão de muita magia como suporte e um pouco de força para avalancar os golpes (não se mata monstro só com defesa, buff e debuffings).
Então vou montar a tabela de armas de cada um, lembrando das abreviações:
Propr. Espec. = Propriedades Especiais
Shop = Onde pode ser comprada ou localizada no jogo se não pode ser comprada
Magia = Limite máximo em cada uma das 3 formas da arma.
Strength = Limite máximo em cada uma das 3 formas da arma.
Catalizador = Para a segunda forma. O Trapezohedron é o catalizador de todas as armas para a terceira forma.
$ mil = Quantidade de Gil necessária para comprar o catalizador, se não tiver.
ARMAS DO SNOW
P O W E R | W I L D | SA CR IF CI AL | F E Y M A R K | UN SE TT IN G | P A L A D I N | U M B R A | R E B E L | ||
Propr. Espec. | -- | -- | Abaixa HP | Zera Str | Stagger Lock | + DEF | + Prot Equip | Recup. Ráp. | |
Shop | UP | UP | Gilga | Gilga | Gilga | Plautus | Plautus | Plautus | |
Magia Max | 1ª 2ª 3ª | 38 125 202 | 140 383 717 | 266 565 1020 | 130 300 1050 | 53 126 205 | 88 213 510 | 120 265 620 | 70 257 611 |
Strength Max | 1ª 2ª 3ª | 198 513 925 | 140 383 717 | 266 565 1020 | 0 0 0 | 168 503 815 | 88 213 510 | 73 175 410 | 65 248 602 |
Catali- Zador | 2ª | Scar- Leti- tite | Pero- viski- te | Cobal- tite | Ura- Nini- te | Scar- Leti- tite | Ura- Nini- te | Ada- man- tite | Scar- Leti- Tite |
$ mil | 100 | 30 | 17 | 45 | 100 | 45 | 220 | 100 |
ANÁLISE:
O Snow além de ser o melhor SEN de todos os 6 personagens, é um dos melhores COM, é bom como RAV e não é de todo ruim como SYN e SAB. Como sua primeira melhor habilidade requer magia e strength e a segunda melhor requer strengh, sua arma deve ser balanceada, exceto no caso de desejar usar o Snow apenas como RAV, SYN e SAB.
Das armas que não possuem nenhuma propriedade, a Power tem strength muito baixa, embora a magia seja boa. A Wild é uma excelente opção, além de bem balanceada, os números são altos.
Das que possuem propriedade, a Sacrificial, além de abaixar o HP, só pode ser comprada no Gilga, a Feymark zera o strengh e a Unsetting bloqueia staggers e descarto as 3.
Sobraram 3 armas com propriedade positivas. Quando está em SEN, a Paladian aumenta a guarda, e a Umbra aumenta a proteção para toda a equipe. Não são muito úteis quando ele estiver no modo COM ou RAV, SYN e SAB, mas são ótimos quando estiver em SEN. Das duas, a Paladian é mais balanceada entre strength e magia, mas em ambas é baixo para o potencial do SNOW.
Resta a Rebel que, além de ajudar a recuperar mais rápido quando o HP está baixo, o que é excelente, também tem strength e magia balanceados e melhores que as anteriores.
Ficamos entre a Rebel com sua propriedade de recuperação rápida e a Wild Bear sem propriedade, mas com melhores strength e magia. A diferença entre as duas é de aproximadamente 100 e com dois acessórios se igualam, restando a propriedade como diferencial e por isto:
Vou de Rebel Heart’s para o Snow
ARMAS DO SAHZ
V E G A 4 2 | D E N E B | A L D E B . | P L E I A D E | R I G E L S | P R O C Y O N | A N T A R E S | S P I C A | ||
Propr. Espec. | -- | -- | 1º golp 0 str | Zera Magia | Stagger Lock | Mantém Stagger | Bonus Boost | + DEF | |
Shop | UP | UP | Gilga | Gilga | Gilga | Plautus | Plautus | Plautus | |
Magia Max | 1ª 2ª 3ª | 139 390 822 | 249 636 1125 | 265 660 1150 | 0 0 0 | 165 504 1014 | 49 138 414 | 98 222 616 | 95 220 911 |
Strength Max | 1ª 2ª 3ª | 137 380 812 | 108 374 608 | 0 0 0 | 340 1140 1150 | 160 496 1006 | 94 260 620 | 92 216 610 | 46 140 713 |
Catali- Zador | 2ª | Pero- viski- te | Pero- viski- te | Co- bal- tite | Pero- viski- te | Ura- Nini- Te | Dark Matter | Ura- Nini- Te | Scar- Leti- Te |
$ mil | 30 | 30 | 17 | 30 | 45 | 840 | 45 | 100 |
ANÁLISE:
O Sahz é uma complicação. Suas habilidades primárias são SYN, RAV e COM, mas ele é melhor como SEN e SAB do que como COM. Tem um desempenho acima da média em SYN (seu Haste é formidável), é bom como RAV, razoável como SEN e SAB, ruim como COM e pior ainda como MED. De forma geral é um personagem para magia e sua arma deve explorar esta tendência.
Tendo este critério em mente, das armas que não possuem nenhuma propriedade específica, a Deneb Duellers seria a melhor opção.
Das armas que possuem propriedade, a Aldebarans tem o Firstrike (primeiro golpe), mas é inacessível no momento, pois não é encontrada no jogo e só vende em Gilgamesh e também zera o strength. A Pleiades, que zera a magia, sem comentários. Eliminada, da mesma forma que a Rigels, que impede Stagger.
A Procyon tem a melhor propriedade, porque mantém o Stagger por mais tempo, mas tem duas desvantagens: pouca magia e o custo do catalizador.
Sobram a Antares e a Spica Defenders. A Antares dá bônus de rapidez, mas tem menos magia e até mesmo menos strength que a segunda (e sua propriedade nem é lá tão significativa).
Resta a Spica que tem boa magia, bom strength e ainda aumenta a duração dos buffs de defesa quando no modo SYN (em 40% na primeira forma e em até 80% na segunda forma).
Assim, as melhores opções passam a ser a Deneb Duellers com sua magia máxima de 1.125 e a Spica Defenders com magia máxima de 911. A diferença é de mais de 200. Haja acessório para compensar. Além disto, em strength, na primeira e segunda forma, a Deneb é bem melhor do que a Spica. Mas... O aumento de até 80% na duração dos buffs não é nada desprezível.
As duas armas são boas e só porque tenho que escolher uma, pelos números em magia (principalmente) e strength e porque uso mais o RAV do que o SYN normalmente:
Vou de Deneb Dueller's para o Sahz.
(Aí está, Fabrício. Espero que ajude na sua decisão.) :D
ARMAS DA VANILLE
B I N D I N G | PE AR LW IN G | R O D OF T | T I G E R | H E A V E N | H E A L E R S | MI LS TI LT EI NN | BE LL AD ON NA | ||
Propr. Espec. | -- | -- | -- | 1º Golpe | Stagger Lock | + Cura | KO eq =+HP | +De- buff | |
Shop | UP | UP | UP | Gilga. | Giga | Plautus | Plautus | Plautus | |
Magia Max | 1ª 2ª 3ª | 37 138 216 | 140 381 912 | 131 436 709 | 198 516 828 | 161 495 807 | 48 180 424 | 131 335 807 | 131 335 807 |
Strength Max | 1ª 2ª 3ª | 168 442 715 | 27 123 201 | 131 436 709 | 198 516 828 | 80 247 403 | 48 180 424 | 65 167 403 | 65 167 403 |
Catali- Zador | 2ª | Pero- viski- te | Pero- viski- te | Pero- viski- te | Co- bal- tite | Ura- Nini- Te | Ada- man- tite | Scar- Leti- Te | Ura- Nini- Te |
$ mil | 30 | 30 | 30 | 17 | 45 | 220 | 100 | 45 |
ANÁLISE:
Vanille é uma das mais fracas em HP, só perdendo para o Hope, mas ele ganha em Magia, onde ela é a segunda melhor. Em strength, também fica em 2º posição como uma das mais fracas, só um pouco melhor que Hope.
É a melhor SAB de todos e a 2º melhor MED, depois tem bom desempenho em RAV, relativo em SYN e é péssima em SEN e COM. Portanto, ela precisa de uma arma com magia, basicamente.
Olhando as armas sem propriedades especiais, pelo critério da magia, a melhor é a Pearwing, embora eu particularmente não goste nada de ser fraca em strength (mesmo que não vá precisar.) lol
Das que possuem propriedades especiais, descarto a Tiger por só ser vendida em Gilgamesh e não ter no jogo. Ela dá o primeiro golpe, mas como todas as armas especiais daquele shop, ela tem uma propriedade negativa que é a redução do carregamento da ATB e baixa do rate de ataque. : (
Vou eliminar também a Heavenly Axix por impedir Stagger e a Healer’s por ter magia muito baixa, embora aumente em 10% sua capacidade como MED na primeira forma e 20% na segunda forma. Restam:
- Milstilteinn. Quando um membro da equipe tem KO, aumenta a força e a magia da Vanille, o que naturalmente irá favorecer a probabilidade do uso de Raise, para reviver quem morreu.
- Belladonna. Aumenta em 20% sua capacidade como SAB na primeira forma e até 40% na segunda forma.
Elas são absolutamente iguais em números de strength e magia. Pela propriedade, dependerá de seu papel na equipe, mas penso que ninguém usará a Vanille e o Hope juntos e que estando a Vanille presente, sua habilidade de médica será muito mais requerida do que a de SAB. Sem esquecer do RAV. Desta forma, a propriedade de SAB faz pouca diferença e por isto:
Vou de Milstiteinn para a Vanille.
Vou de Belladonna para a Vanille.
Atualização: depois da dica do Adamantoise que publiquei logo após esta análise, mudei e
Vou de Belladonna para a Vanille.
...
Agora que já escolhi os personagens de minha equipe, montando a Killer e defini as armas de cada um, faltam os paradigmas e os acessórios. Estes serão meus próximos temas, além, é lógico, das postagens sobre meu jogo.
Bom final de semana para todos e obrigada pela visita. :DD
Olá Neiva. Passando e deixando um grande abraço.
ResponderExcluirBom fim de semana
Obrigada Paulo. Abraço e bom final de semana também para você. :D
ResponderExcluirola! Sou um adepto desta saga, jogo FF desde o 6 :P
ResponderExcluirsendo o 7 o meu favorito :D obrigada por teres feito este site! é engraçado como a primeira coisa que faço quando vou jogar é entrar no teu site ha ha ha sinto-me acompanhado, visto que practicamente tu postas as tuas opinioes à medida que vais jogando, e nao só tutoriais que ja se sabe que À partida sao perfeitos! muito nic!
Abraço :D
Nuno,
ResponderExcluirDas outras vezes que joguei FF também foi uma experiência solitária. Agora, com o blog também sinto-me acompanhada e é muito mais gostoso mesmo!
Estou já ansiosa por Versus que vou platinar pela primeira vez e também no intervalo vou preparar um forum para nós e um sistema de chat. Assim podemos jogar juntos o tempo todo! :D
Adoro saber que meu site está sendo útil e prazeiroso para outros também.
Obrigada. :D