No início e decorrer do jogo fui escrevendo aqui, conforme ia jogando e aprendendo as coisas. Naturalmente as primeiras impressões e idéias do que era o melhor caminho em equipe, armas, habilidades, upgrades, etc, foram sendo ajustados conforme fui entendendo melhor o jogo. Agora, quando leio alguns posts percebo pontos em que faria diferente se começasse a jogar hoje e gostaria de esclarecer estes pontos.
EQUIPE:
Defini uma equipe principal, a Killer (Lightning/Fang/Hope) tendo por critério reunir os melhores especialistas de todas as habilidades. Com estes 3 eu tinha os melhores COMANDER (Fang), RAVAGER (Lightning), SYNERGISTA (Hope) e MEDIC (Hope). O melhor SENTINEL é o Snow e o melhor SABOTADOR é o Sahz, mas como não dava para ter todos os melhores em um único grupo, fiquei com os segundos melhores, que são SENTINEL (Fang) e SABOTADOR (Hope).
Além disto, minha equipe também continha os segundos melhores em COMANDER (Lightning), RAVAGER (Fang) e SYNERGIST (Hope).
Ocorre que este critério de definição, pela especialidade, em muitas lutas não era a melhor coisa, porque estes 3 não são os mais fortes de todos. Hope e Lightning são os de mais baixo HP. A diferença entre Snow e Fang, por exemplo, é brutal. E não preciso dizer o quanto o HP é importante em uma luta mais dura, principalmente se a habilidade utilizada for o SENTINEL, que trabalha basicamente com força bruta.
Hoje entendo que em Final Fantasy XIII praticamente todos os personagens são principais. Para algumas lutas, a Vanille com seu poderoso Death, é imprescindível, para outras, o Sahz e em muitas o poder e o HP de Snow podem fazer a diferença entre sucesso e derrota.
Ter uma equipe principal serve em campo, em lutinhas, mas quando a coisa é enfrentar um inimigo forte, a equipe deve ser definida de acordo com o boss, com as habilidades mais importantes para derrotá-lo. Se a luta requer um SENTINEL na maior parte do tempo, é besteira não usar o Snow, por exemplo.
Infelizmente não é sempre possível, mas o ideal seria ter todos upados e com suas armas elevadas igualmente.
ARMAS:
Grosso modo e sem muita enrolação, observei um certo consenso entre jogadores experientes por determinadas armas:
Lightning: Lionheart (stagger rápido)
Vanille: Belladonna Spear (aumenta a taxa de chance de sucesso como SAB em 20% a 40% e prolonga a duração dos buff como SYN)
Fang: Pandoran Spear (aumenta a taxa de chance de sucesso como SAB em 20% a 40%)
Hope: Otshirvani (+ rápida)
Para os demais o que não chega a ser um consenso, mas parece-me mais usual:
Sahz: Spica Defenders (aumenta a duração dos buffers do SYN em até 80%)
Snow: Umbra (aumenta a proteção para toda a equipe) ou Paladian (aumenta a guarda).
...
Volto ainda hoje com mais algumas informações sobre Paradigmas e Habilidades, que tenho percebido serem assuntos ainda não muito bem compreendidos.
EQUIPE:
Defini uma equipe principal, a Killer (Lightning/Fang/Hope) tendo por critério reunir os melhores especialistas de todas as habilidades. Com estes 3 eu tinha os melhores COMANDER (Fang), RAVAGER (Lightning), SYNERGISTA (Hope) e MEDIC (Hope). O melhor SENTINEL é o Snow e o melhor SABOTADOR é o Sahz, mas como não dava para ter todos os melhores em um único grupo, fiquei com os segundos melhores, que são SENTINEL (Fang) e SABOTADOR (Hope).
Além disto, minha equipe também continha os segundos melhores em COMANDER (Lightning), RAVAGER (Fang) e SYNERGIST (Hope).
Ocorre que este critério de definição, pela especialidade, em muitas lutas não era a melhor coisa, porque estes 3 não são os mais fortes de todos. Hope e Lightning são os de mais baixo HP. A diferença entre Snow e Fang, por exemplo, é brutal. E não preciso dizer o quanto o HP é importante em uma luta mais dura, principalmente se a habilidade utilizada for o SENTINEL, que trabalha basicamente com força bruta.
Hoje entendo que em Final Fantasy XIII praticamente todos os personagens são principais. Para algumas lutas, a Vanille com seu poderoso Death, é imprescindível, para outras, o Sahz e em muitas o poder e o HP de Snow podem fazer a diferença entre sucesso e derrota.
Ter uma equipe principal serve em campo, em lutinhas, mas quando a coisa é enfrentar um inimigo forte, a equipe deve ser definida de acordo com o boss, com as habilidades mais importantes para derrotá-lo. Se a luta requer um SENTINEL na maior parte do tempo, é besteira não usar o Snow, por exemplo.
Infelizmente não é sempre possível, mas o ideal seria ter todos upados e com suas armas elevadas igualmente.
ARMAS:
Grosso modo e sem muita enrolação, observei um certo consenso entre jogadores experientes por determinadas armas:
Lightning: Lionheart (stagger rápido)
Vanille: Belladonna Spear (aumenta a taxa de chance de sucesso como SAB em 20% a 40% e prolonga a duração dos buff como SYN)
Fang: Pandoran Spear (aumenta a taxa de chance de sucesso como SAB em 20% a 40%)
Hope: Otshirvani (+ rápida)
Para os demais o que não chega a ser um consenso, mas parece-me mais usual:
Sahz: Spica Defenders (aumenta a duração dos buffers do SYN em até 80%)
Snow: Umbra (aumenta a proteção para toda a equipe) ou Paladian (aumenta a guarda).
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Volto ainda hoje com mais algumas informações sobre Paradigmas e Habilidades, que tenho percebido serem assuntos ainda não muito bem compreendidos.
Neiva, acho que esse jogo é itinerante, não acaba nunca ...rsrs .
ResponderExcluirPassando para te desejar uma boa noite e boa diversão no FF :) ...
bjs
Pois é, Thania. Está difícil parar e talvez não acabe mesmo nunca. Gostei de blogar sobre games e talvez continue. :D Boa noite e obrigada. :D
ResponderExcluirRealmente para a pessoa não entender os paradigmas só se estiver jogando o jogo em JAPONÊS, é simples, muito SIMPLES. Com CP,adiquiro a habilidade que se torna usavel nas batalhas, hahah... quer mais exemplo que isso ?! Vlw !
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